Nossa História

O CEAPE – PI é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 18 de dezembro de 1996, através de uma iniciativa da ESSOR, Organização Não Governamental de Desenvolvimento Francesa, em parceria com o CEAPE Nacional e com o apoio de várias entidades Empresariais Piauienses. 

O trabalho tem inicio com divulgações, junto às comunidades para incentivá-las a formarem grupos solidários, onde coletivamente poderão gerar emprego e renda através da obtenção do microcrédito, assegurando-lhes sustentabilidade e promovendo o desenvolvimento sócio-econômico dos proprietários dos pequenos negócios.

O Conselho Diretor é formado por membros de várias entidades empresariais locais que contribuem voluntariamente para seu desenvolvimento e também conta com o apoio de vários parceiros, que apóiam nossas atividades e contribuem para o fortalecimento da Instituição.

O CEAPE – PI vem conseguindo transformar positivamente as comunidades onde atua, uma vez que está conseguindo melhorar o nível de renda das pessoas atendidas; fortalecer os pequenos empreendimentos; contribuir para o exercício da cidadania; criar novos postos de trabalho e fortalecer os existentes, através de sua atividade principal que é a oferta de microcrédito a proprietários de pequenos empreendimentos formais e informais.

Forma de Constituição Jurídica

Associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, que executa um programa de Microcrédito Produtivo Orientado no Estado do Piauí.

Objetivos

Gerais

Promover e dar continuidade à geração de emprego e renda, através do acesso ao microcrédito produtivo orientado, fortalecendo o apoio aos pequenos negócios, de tal forma que todos os empreendedores possam garantir a sustentabilidade de suas atividades produtivas, dentro da comunidade na qual estão inseridos.

Específicos

- Proporcionar crédito para capital de giro, para proprietários de pequenos empreendimentos formais e informais residentes na área urbana de abrangência do CEAPE – PI;
- Promover o desenvolvimento sócio-econômico dos empreendedores e suas famílias, gerando ocupação, emprego e renda;
- Fortalecer as atividades produtivas de menor porte, viabilizando sua sustentabilidade;
- Criar novas ocupações e fortalecer as existentes, prestando um serviço de excelência junto às comunidades dos empreendedores;
- Contribuir para a valorização e o reconhecimento do papel da mulher empreendedora no meio social, econômico e cultural.

Nossa Missão & Visão

Missão

Melhoria da qualidade de vida dos pequenos empreendedores, através da massificação do crédito orientado, em âmbito nacional, como estratégia de combate à pobreza.

Visão

Ser líder no processo de geração de emprego e renda no segmento de microfinanças, tornando-se referência no Estado do Piauí, mantendo o reconhecimento em nível nacional.

Público Alvo

Em princípio todos são, ou seja, todos são considerados como potenciais clientes. Efetivamente aquele que:

- Resida na área de abrangência de atendimento do CEAPE;
- Tenha uma atividade por conta própria há pelo menos seis meses, que pode ser formal ou informal, que não seja proibida por lei e que não degrade o meio ambiente, por exemplo, tráfico, contrabando, casa de prostituição, etc;
- A pessoa candidata ao crédito precisa ter 18 anos completo possuir identidade, CPF e comprovante de residência

Nosso Conselho

CONSELHO DIRETOR CARGO ENTIDADE
     
Bernardo Melo Filho Presidente AIP
Mardônio Souza de Neiva 1º Vice-presidente FIEPI
Eldon Tajra Evangelista Sousa 2º Vice-presidente CDL
Paulo Sérgio Muniz Nery 1º Secretário FCDL
Antonio Leite de Carvalho 1º Tesoureiro FECOMERCIO
Lauriane Costa da Silva 2º Tesoureiro FIEPI
Simião Evandro Marques da Costa Diretor de Relações Institucionais CDL
     
CONSELHO FISCAL CARGO ENTIDADE
     
Antônio Wilson Craveiro de Carvalho Titular do Conselho Fiscal AIP
Raimundo Nonato Augusto da Paz Titular do Conselho Fiscal FECOMÉRCIO
Jimmy Napoleão Alves Titular do Conselho Fiscal FCDL
Paulo Nunes Cordeiro Suplente Conselho Fiscal AIP
Carlos Jorge Gomes Silva Suplente Conselho Fiscal SEBRAE

Nossos Parceiros

Nossos Produtos

O crédito que o CEAPE oferece tem o intuito de atender as necessidades financeiras de
pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte.

Contato

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta - 08:00h às 12:00h e 13:00 às 17:00h. Agende uma visita!

Endereço: Rua Eliseu Martins, 2095 - Centro
Cidade: Teresina - Piauí
Fone / FAX: (86) 3089.9400 / 3223.7555